A NOVA UNIDADE DA CULTURA GLOBAL. TRIBALISMO COSMOPOLITANO. TECNOLOGIA = NATUREZA

Na minha aula de Pesquisa de Moda III, na Universidade de Moda Candido Mendes, há uma série de aulas sobre GERAÇÕES ( Boomers, X, Y, Milenium) e entre tantos assuntos, eu comento sobre um escritório de pesquisa no Brasil, BOX 1824.
Bom, a minha aluna, Marina Giustino, sempre muito atenta as novidades de moda, pesquisou e encontrou este vídeo sobre TRIBALISMO COSMOPOLITANO, da empresa gaúcha BOX 1824. O vídeo é maravilhoso para quem trabalha com moda, pois retrata as gerações atuais , os simbolismos, que tem sido incorporados as estampas, as formas e utilizados, também, por grandes marcas , como por exemplo, a Nike.

FOTOS EM ESPELHOS DURANTE AS VIAGENS

Há alguns anos, eu venho tirando fotos em espelhos de vitrines e quartos de hotel. Adquiri este hábito, quando viajava pesquisando moda sozinha, mas de uns tempos para cá, passei a incluir ,as mihas companheiras de viagem nas fotos... Há recordações em Nova York, Tokyo, Londres, Barcelona, Shanghai, Paris :


BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

ALTO VERÃO 2009 / 10 - TOKYO - BARCELONA - PARIS

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing



VIAGEM PESQUISA DE MODA MEY LENG, DIAS LIVRES EM TOKYO e BARCELONA


O Fashion Tour Mey Leng sempre tem um dia livre, no roteiro da viagem de Pesquisa de Moda, em cada cidade visitada. Em Tokyo, nós optamos , por passar a parte da manhã, em Akihabara, o paraíso dos últimos lançamentos de eletrônicos , no Japão.
Observem os vídeos, eles são curtinhos , dá para ver rapidinho.... eu filmei, especialmente para o blog:





No tarde livre em Barcelona, após analisarmos as coleções espanholas de Alto Verão 2009/10 por 2 dias exaustivos, o descanso foi andar pela cidade, que estava em festa!!! Homenagem ao padroeiro da cidade São Jorge, flores vermelhas por toda a cidade. Há uma tradição para este dia: mulheres ganham flores dos namorados e as namoradas ofertam livros, sendo assim a cidade fica tomada por barracas de flores vermelhas e livros:



Esta foto, no dia 23 de abril de 2009, em frente as flores vermelhas de São jorge, no bairro Gótico, em Barcelona, é da Debora Campos da RDLAY, que participou do Fashion tour Mey Leng, Alto Verão 2009/10:


A tarde, neste mesmo dia livre, em Barcelona andamos pela orla, em Barceloneta; almoçamos lagostas e mexilhôes, fotografamos pessoas e aproveitamos o calor e o sol de Barcelona:


BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

No dia 1 de setembro de 2009, o FASHION TOUR MEY LENG, embarcará para Londres, Barcelona e Paris , rumo a pesquisa do INVERNO 2010. Você está convidado a fazer parte deste grupo especial de moda. Se quiser saber mais sobre o roteiro, envie um e-mail para : meyleng@uol.com.br, ou ligue para : 21-25130486. Serão 12 dias inesquecíveisa na sua vida profissional!!!

LOJA do MARC JACOBS em TOKYO


Este é o painel da loja Marc by Marc Jacobs, em Harajuku, Tokyo e este fica na subida da escada da loja. Esta é uma das 3 marcas , que o estilista desenvolve no grupo LVMH - as demais são: Marc Jacobs e Louis Vuitton.




Comparando com setembro de 2008, quando lá estive, a loja estava muito vazia. Até o "darling" Marc Jacobs não anda fazendo muito sucesso de vendas, lá em Tokyo, devido a crise econômica.
Algumas fotos, que eu tirei durante a minha viagem de Pesquisa, Alto Verão 2009/10, no interior da loja Marc by Marc Jacobs :


BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

Mey Leng jantando em GINZA - TOKYO


Estou super envolvida montando a palestra Alto Verão 2009/10, que terá início no dia 13/05 ( não há mais vagas para esta data, somente , a partir do dia 19/05, há novas inscrições); mas deu um tempinho para postar este video, sobre um típico jantar japonês. Estou em frente a uma das grandes lojas de departamento japonesas - Matsukaya, que tem filial em Nova York, na 5th Avenue.


ALTO VERÃO 2009 / 10 - TOKYO - BARCELONA - PARIS


CRISE ECONÔMICA MUNDIAL x MONOPÓLIO DOS ESCRITÓRIOS DE ESTILO DAS MARCAS GLOBAIS x DECLÍNIO DAS MARCAS REGIONAIS

A minha maior reflexão desta viagem de Alto Verão 2009/10, a Tokyo, Barcelona e Paris derivou do número de vitrines com promoções fora de época. O que vai acontecer com a moda ???
Vejam as fotos em Paris e Tokyo (aonde a crise está mais percebível!) :

Por outro lado, as grandes redes globais , que praticam preços populares, tem suas filiais com fila na porta ( no Japão) , lojas como: H&M ( a mais cheia de todas as lojas, por onde passei, li em uma revista econômica , em Paris, que a H&M optou por ser muito agressiva no processo de expansão , neste momento de crise mundial; oposto da Zara e Gap , que optaram por parar seus investimentos ou como a Gap , em fechar negócios), Zara , Uniqlo (Japão), Bershka ( Espanha), Top Shop ( Inglaterra) , MNG ( Espanha).

E, fiquei surpresa, em Harajuku, Tokyo, quarta-feira passada, dia 29/04, com a inauguração da rede americana, FOREVER 21, a fila para entrar era enlouquecedora!!!! As japonesas saiam enlouquecidas com roupas, que pagaram de R$ 20 a R$ 80, barato para brasileiros , estes preços!!!

No video da tv japonesa, vocês verão a loucura da inauguração, assim como o mapa, que mostra o mapeamento, em Harajuku, do domínio das marcas globais, no Japão, que tem preços populares claro, boa parte da mercadoria MADE IN CHINA ( e o frete para o Japão é ridículo de barato, o que faz a mercadoria, ser ainda mais barata, em Tokyo)

O consumo não parou com a crise, mas os consumidores não tem disponibilidade financeira a pagar pelos preços, que a moda praticava até o ano passado.

Neste momento da moda, o "único, o charme, a roupa trabalhada, a criatividade pelo ímpossivel" das marcas regionais tende a sofrer muito com a crise, grando as promoções fora de época. Este é um vídeo, que fiz , em Harajuku, a 1 quadra da loja da Forever 21:
Desta forma, a moda mundial passa a ser controlada, por executivos e escritórios de estilo na Suécia = H&M, ma Espanha= Zara, nos EUA= Forever 21, etc... O mundo se veste igual, tem as mesmas vitrines e que TÉDIO!!!!!!!

Eu, quando cheguei, em Paris, que foi a última cidade visitada, eu já fazia piada , quando via a sinalização, que ia aparecer uma H&M e dizia: " Vocês querem saber o que tem na vitrine??? Ha!! Ha!!Ha!! Mathew Williamson com aquele vestido longo estampado, o curto pink com cinto preto e o blazer azul royal...". Eu decorei as peças da vitrine da H&M . Pode??? De tanto ver igual, em Barcelona, Tokyo e Paris. Dei volta a meio mundo e as vitrines iguais e preços iguais , na conversão das moedas.


Eu acompanho a moda, pesquisando pelo mundo, há mais de 20 anos e tenho que confessar, que alguns anos atrás, início de 2000, em Londres, comecei a sentir mudanças do vestir das pessoas nas ruas. Por que Londres? Londres sempre foi uma capital vibrante em colorido e criatividade na rua, mas não se vê mais isto hoje. As ruas de Londres, atualmente, estão povoadas por gente pasteurizada pela Top Shop, H&M, Zara, Urban Outfitters e PRIMARK.

Por isto, voltei a viajar para Tóquio, tem 3 anos , procurando por algo tão novo e diferente. E lá ainda se vê pessoas diferentes e únicas. Mas com a crise , percebi mudanças , desde a viagem de setembro de 2008. Os japoneses jovens estão com muitas roupas do ano passado, não estavam tão bronzeados ( artificial), roupas mais lisas e básicas e de não tão boa qualidade (made in china).

Enfim, esta é uma reflexão sobre o mundo atual e o futuro...... Uma simples reflexão que o mundo muda, gira e se acomoda com as suas contantes mudanças e , claro, que a moda será reflexo destas transformações.

FASHION TOUR MEY LENG - HARAJUKU - TOKYO

Cenas do Fashion Tour Alto Verão 2009/10 - Parte 1.
as meninas da RDLAY - Layla e Deborah campos aproveitaram muito do Fashion Tour Mey Leng! Vocês verão imagens da viagem ao longo da semana .