VIAGEM DE PESQUISA DE MODA - VERÃO 2009/10

PESQUISA DE MODA
PARIS LONDRES BARCELONA




UMA VIAGEM PARA PESQUISAR A MODA PROFISSIONAL
Paris, Barcelona e Londres exercem grande influência sobre a moda de todo o mundo e são os grandes centros definidores de tendências. Os profissionais da área visitam estas capitais com regularidade, para a ampliação dos seus conhecimentos sobre a moda e também para o desenvolvimento de seus negócios, mantendo-se assim sempre bem informados.

Foi pensando na constante atualização de pessoas interessadas na área moda, que a consultora e professora da Escola de Moda Candido Mendes, do Rio de Janeiro - Mey Leng - organizou o circuito EUROPA para a VIAGEM de MODA PRIMAVERA / VERÃO 2009/10. O roteiro desta viagem , não é para turismo ou lazer, mas , com certeza, é um programa de trabalho para lojistas, confeccionistas, estilistas / compradores e estudantes de moda, que desejam pesquisar a moda da Primavera- Verão 2009/10 . Sendo assim, serão 9 dias orientados e acompanhados por uma especialista em moda, Mey Leng, que explicará as tendências do Verão europeu , nas ruas, nas lojas de departamento e boutiques

Além disso, antes da viagem o grupo será orientado sobre as tendências de moda do Verão 2009/10, através de uma palestra, no Rio de Janeiro, aonde este conhecerá os temas, as cores, os tecidos, as estampas e as formas - que serão confirmados nas vitrines a serem analisadas em Paris, Barcelona e Londres.

O FASHION TOUR MEY LENG, em 4 edições por ano, acontece, há 10 anos, com muito sucesso para os FASHIONISTAS, que participam desta viagem. Muitos destes profissionais de moda, ao longo destes 10 anos, tornaram-se assíduos participantes do FASHION TOUR, dado ao crescimento e sucesso que os seus negócios vem atingindo.


QUEM JÁ PARTICIPOU ou PARTICIPA DO FASHION TOUR MEY LENG:
ATELIER REAL e S.R.A RJ
AQUAMAR RJ
BANCO DE AREIA RJ / BRASIL
BIGAMIA / RJ
CAÇULA/ RJ
CALABROTE / PETRÓPOLIS
CASUAL STREET / RJ
CAROL Z – FÓRUM IPANEMA / RJ
CITWAR / RJ
DEBORAH SALVADOR - RJ
EQUUS - SP
GILDA GROSS - RJ
GLEICE CARNEIRO - RJ / CAMPOS
KARAMELLO / RJ
LUIZA BONADIMAN RJ / SP
MARIA FILÓ RJ / BH / / BRASIL
MR KITSCH / SP / BRASIL
NÍVIA ASSUMPÇÃO / RJ
OURIÇO ANGRA / RJ
PER VIA / RJ
PIKIDS LONDRINA / BRASIL
POQUET BOLSAS / RJ
ROBERTA MESQUITA / RJ
RYGY BRASIL / EUA
SILVIA DORÊ / LONDRINA
TOTALMENTE - RJ
UNCLE K RJ / SP
XULAIER RJ / SP
ZAH/ RJ /

Sob a responsabilidade da agência Marsans o programa básico, apresentado a seguir, poderá ser eventualmente alterado, desde que não prejudique os objetivos do FASHION TOUR EUROPA .

ROTEIRO DO PACOTE de 18/02 a 28/02/09

18/02/09 – QUARTA - RIO / PARIS com destino LONDRES - Embarque à tarde pela AIR FRANCE.

19/02 - QUINTA - LONDRES - Check-in no Hotel St. Giles . Tarde : Lojas do WEST END - É uma área considerada High Street de Londres e muitas de suas lojas são filiais de redes nacionais ou internacionais .

20/02 – SEXTA – LONDRES – Manhã - Knightbridge e suas famosas vitrines . Tarde: Convent Garden Vamos conhecer os charmosos bristrôs de mesas ao ar livre, artistas de rua apresentam-se neste animado mercado histórico. Muitas boutiques londrinas tem filiais nesta área.

21/02 – SÁBADOLONDRES – Dia Livre.

22/02 – DOMINGO - LONDRES / BARCELONA – Chegada a tarde. Check-in Hotel CONFORTEL ALMIRANTE . FINAL DA TARDE LIVRE.

23/02 – SEGUNDA - BARCELONA - Andaremos numa larga avenida e visitaremos as grandes lojas de marcas espanholas e internacionais . Passaremos pela Las Ramblas , aonde há um calçadão central, que reúne quiosques de flores, cafés e gente de todos os tipos, lugares e idades, incluindo punks, hippies . A cada passo você encontra músicos, mímicos e perfeitas estátuas humanas, que representam de soldados romanos a Cleópatras. Barcelona tem um horário próprio, tudo acontece um pouco mais tarde que no resto do país

24/02- TERÇA – BARCELONA – Manhâ CIUTAT VELLA – O tour do artesanato, no bairro GÓTICO, que foi escolhido pelos romanos , durante o reinado do imperador Augusto, para fundar a nova colônia, que no início era chamada de Barcino. Hoje, o labirinto formado por construções medievais, com portas gigantes e gárgulas nas fachadas, continua praticamente intacto. É um labirinto de ruas estreitas medievais salpicada de boutiques “hype”, estúdios de artesãos e pequenos bares!

25/02 – QUARTA - BARCELONA / PARIS – Vôo Air France - Check-in no Hotel HOLLIDAY INN em Saint Germain .

26/02 – QUINTA - PARIS – .GALLERIES LAFAYETTES e PRINTEMPS, H&M, ZARA, GAP, BENETTON. – As lojas de departamentos e redes de varejo que reúnem os produtos que representam a moda globalizada.

27/02 – SEXTA - PARIS –.PARIS / RIO ** - DIA LIVRE – Embarque, em PARIS, à noite, com destino ao Rio de Janeiro. Chegada no Rio – manhã do dia 28/02 – Sábado




div>

HUSSEIN CHALAYAN - EXPOSIÇÃO NO DESIGN MUSEUM - LONDRES

22 de JANEIRO a 17 de MAIO
Hussein Chalayan, estlista britânico, é conhecido como um dos líderes do design contemporâneo da moda e foi premiado duas vezes, como o estlista do ano, na Inglaterra. A obra de Hussein Chalayan tem como características: a nova função que o estilista confere aos materiais de suas roupas, o corte meticuloso e a sua atitude vanguardista. A exposição do Design Museum apresenta 15 anos de projetos experimentais do estilista, o seu perfil como criador, além dos temas e inspirações que caracterizaram o seu trabalho como: identidade cultural, migrações e despojamento.

SEMANA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA TÊXTIL - SÃO PAULO

A Semana Internacional da Tecnologia Têxtil reúne os maiores representantes do setor em 4 importantes feiras simultâneas: ITMEX Americas; NT&TT Show; FEIMACO; ExpoLav.

Data: 10-13 de março de 2009
Horário: Das 12h às 20h
Local: Pavilhão de Exposições do AnhembiAv. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo - SP

ITMEX Americas - 10ª edição . Feira Internacional de Máquinas Têxteis . Setores da Feira:
Preparação a Fiação e Acessórios ,Fiação ,Preparação a Tecelagem e Acessórios , Tecelagem
Malharia , Acabamento e Beneficiamento , Máquinas para Laboratório , Software específico para Indústria Têxtil .

FEIMACO - 5ª Edição . Feira Internacional de Máquinas e Componentes para a Indústria de Confecções. Setores da Feira
Máquinas para Modelagem e Corte (Sistemas CAD/CAM)
Máquinas para Costura Industrial, Semi Industrial e outras
Máquinas para Bordar Industrial, Semi Industrial e outras
Máquinas e Equipamentos para Passadoria
Componentes (partes e peças) e Acessórios (para acabamento e aviamentos

NT&TT SHOW - 3ª Edição . Feira Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos

ExpoLav 2009 - 8ª Edição . Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para Empresas de Lavanderia. Setores da Feira:
Equipamentos , Acessórios , Produtos Químicos , Insumos , Softwares .

BREAD AND BUTTER 2009

Bread and Butter é uma feira de negócios, que existe desde 2001, cuja essência é a roupa contemporânea, que apresenta o espírito da cultura moderna.
É um evento especializado no Street e Urbano, representando uma plataforma para a comunicação de marketing de marcas, etiquetas e designers das áreas de: denim, sportswear e streetfashion.
A seguir, um video com imagens da Bread and Butter, que aconteceu, semana passada, em Barcelona. Não estranhem o espanhol, pois o locutor fala catalão, língua oficial de Barcelona. Muitas novidades foram apresentadas, mas foi muito comentado sobre a volta do evento para Berlim, local de origem da Bread and Butter. E será do dia 1 a 3 de julho, na área reformada do antigo aeroporto de Berlim, o TEMPELHOLF.

MODA É UM FATO SOCIAL - Caminho Das Índias

Nas minhas palestras de outono inverno , desde outubro, eu venho comentando a influência da Índia, que o Brasil terá em 2009. Este tema será muito mais forte aqui, no Brasil, do que foi no inverno 2008/09 das capitais de moda internacionais.
O motivo? Recordando a minha aula inaugural, que ministro de Pesquisa de Moda I: MODA É UM FATO SOCIAL, isto é, se o Brasil respirará Índia por 8 meses (tempo médio da novela Caminho das Índias), logo Índia será uma forte tendência para o próximo inverno, isto inclui : cashmere, cores fortes de especiarias, também, dourado, bijuterias, música pop bollywoodiana ( no futuro postarei aqui no blog, recordando o que é BOLLYWOOD). E, todos nós sabemos, a força que uma novela da Rede Globo tem sobre a moda no Brasil.
O figurino da próxima novela da Globo, Caminho da Índias, que estréia, em 19 de janeiro de 2009, como sempre foi cuidadosamente estudado pela equipe da Rede Globo, com a liderança da grande profissional: Emilia Duncan.
As atrizes de Caminho das Índias usam peças tradicionais da Índia como o Sari, que geralmente é um tecido de 6 metros, que se enrola no corpo para formar um lindo vestido.
O video , abaixo, ensina como usar um sari. Tem cenas engraçadas, mas com 6m de tecido apropriado, de fato após assistir ao vídeo, você será uma indiana!



Outros trajes típicos da Índia são os Salwar Kameez e a Lehenga. O Salwar Kameez é usado no dia a dia das mulheres indianas, assim como o Sari. A Lehenga é um traje mais formal, usado em festas de casamentos.

As BIJUTERIAS prometem um show a parte na novela, pois a Índia representa um celeiro de idéias e inspirações para o tema. Não sei se vocês já viram o brinco de festa da personagem da Juliana Paes, que apareceu outro dia no Video Show, que promete ser um best-seller para o inverno 2009, ele fica pendurado pelo lado da orelha ( ainda não consegui a imagem). A seguir, cenas do trailer da Vera Fischer, que está com um brinco dourado, que poderá ser um bom item de venda. .

Os homens também têm trajes típicos só que são menos usados que os das mulheres. O Dhoti, por exemplo, é um traje parecido com o Sari, só que para homens. É um tecido comprido que se usa enrolado tradicionalmente no corpo masculino. Atualmente, muitas meninas , no streetwear, tem utilizado uma estilização da calça DHOTI e a denominam como SAROUEL.

Na realidade, quem duvidou que a SAROUEL não ia pegar, não acertou!

Em 2008, este produto ganhou espaço na moda, digo - ganhou espaço, pois a sarouel retornou a moda desde 2005, no entanto ela não tem sido um boom de venda, pois é um produto para poucas, mas está ganhando espaço na mídia, inclusive a mais POP possível. Em outubro de 2008, a Ana Maria Braga colocou no ar para todo o Brasil, que SAROUEL é moda ( vejam o bem editado vídeo, abaixo, explicando a origem e as características do produto). E, sendo a sarouel um traje típico , também, da Índia, podemos concluir, que ,em 2009, este produto ganhará mais popularidade no mercado de moda.



A roupa tradicional formal masculina é o Kurta Pajama, que pode ser considerado o Salwar Kameez para os homens. Pode ser encontrado feito de algodão, para dormir, ou até feito de seda para ser usado em formalidades.


As cores de maior destaque do figurino são: rosa pink, salmão, branco, azul, azul cobalto, amarelo, marrom, ocre, vermelho e verde grama.

A novela também reproduziu O Festival dos Elefantes, comemorado na Índia entre os meses de março e abril para homenagear os elefantes, animais que os indianos têm como sagrado e é símbolo de poder e riqueza. O evento ocorre um dia depois da Holi, a festa das cores, que tem como tema a vitória do bem contra o mal. Os elefantes foram devidamente caracterizados com pinturas e objetos de decoração tradicionais.

Agora, é só esperar a bruxa da Flora acabar com as suas maldades para entrarmos no "zen" dos Caminhos da Índia.

BOLLYWOOD

Bollywood (Hindi: बॉलीवुड, Urdu: بالی وڈ) é o nome dado à indústria de cinema de língua hindi, a maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional. O nome Bollywood surge da fusão de Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra esta indústria), e de Hollywood (nome dado à indústria cinematográfica americana). Contudo este nome é usado por vezes para designar todo cinema indiano o que se trata de uma utilização incorreta.

Os filmes de Bollywood, assim como a maior parte dos filmes indianos, são na maior parte musicais. Espera-se sempre que contenham algumas melodias cativantes sob a forma de números de canto e dança. . O sucesso de um filme depende muito da qualidade dos seus números musicais. Geralmente as músicas costumam ser lançadas antes do filme para aumentar o interesse do público no filme.

Os enredos de Bollywood tradicionalmente tendiam a ser melodramáticos. Frequentemente empregavam ingredientes tais como amores impossíveis, triângulos amorosos, laços familiares, sacrifício, políticos corruptos, sequestradores, terríveis vilões, cortesãs com coração de ouro, parentes à muito desaparecidos, irmãos separados pelo destino, mudanças de sorte dramáticas e coincidências convenientes.

Ao mesmo tempo também existiam filmes indianos com objetivos mais artísticos e histórias mais sofisticadas, tanto dentro como fora da tradição de Bollywood, no entanto estes geralmente perdiam nas bilheteiras para filmes com um maior apelo de massas. No entanto actualmente as convenções de Bollywood têm mudado.

A grande diáspora de indianos nos países de língua inglesa e a maior influência ocidental na própria Índia têm levado os filmes de Bollywood a se aproximarem dos modelos de Hollywood. Beijos em filmes não são mais um tabu. E os enredos mostram uma vida urbana com encontros ao estilo ocidental e cada vez menos se vêm os casamentos por combinação.

MÚSICA DE BOLLYWOOD



As canções dos filmes de Bollywood são geralmente gravadas por um cantor profissional, e depois os atores fazem a sincronização labial com a letra da música, geralmente ao mesmo tempo em que dançam.


Os chamados cantores de playback costumam figurar nos créditos de aberturas e têm a sua própria legião de fãs, que vão até mesmo a um filme menos interessante só para escutarem os seus cantores preferidos. Alguns dos cantores mais famosos de Bollywood são Noor Jehan, Lata Mangeshkar, Asha Bhosle, Geeta Dutt, Shamshad Begum, Alka Yagnik, K. L. Saigal, Talat Mahmood, Mukesh, Mohamed Rafi, Manna Deym, Hemant Kumar, Kishore Kumar, Kumar Sanu, Udit Narayan e Sonu Nigam entre outros.


As canções geralmente comentam a ação que está a ter lugar naquela parte do filme. Ás vezes uma canção é incluída na acção do filme criando um pretexto para o personagem cantar ou então a canção pode ser a exteriorização dos pensamentos de um personagem, ou pressagiar um evento que ainda não ocorreu no filme.
Os filmes de Bollywood sempre usaram o que agora se chama de item number. Neste algum ator ou atriz que nada tem a ver com o enredo principal do filme, executa um número musical no filme. Em filmes mais antigos o item number era executado por exemplo por uma cortesã que dançava para um cliente, ou como parte de um show de cabaret. A dançarina Helen ficou famosa pelos seus números de cabaret. Em filmes modernos os item numbers podem ser inseridos em cenas passadas em uma boate, show ou em alguma celebração.

Durante as últimas décadas os produtores de Bollywood têm lançado a trilha sonora dos filmes em cassete ou CD, mesmo antes de o filme ser lançado, esperando que as músicas possam atrair o público para os cinemas mais tarde. Muitas vezes a trilha sonora do filme se torna mais popular do que o filme. Nos últimos anos alguns produtores têm também lançado vídeos musicais, geralmente retirados de uma das canções do filme. Contudo alguns vídeos promocionais incluem canções que não estão incluídas no filme. Aquele que foi provavelmente o maior item number da história de Bollywood ocorreu na canção Deewangi Deewangi do filme Om Shanti Om na qual participaram 30 atores convidados.

CASHMERE OU PAISLEY ????

Cashmere é o desenho rendado em forma de gota, nas estampas de origem persa, criou fama através dos produtores têxteis na região de Cashmere, na Índia, onde eram transformados em xales e comprados por soldados escoceses ao retornarem das colônias. De lá, tecelões da cidade de Paisley (na Escócia) adaptaram a estampa em xales, tecidos decorativos, gravatas masculinas e muito mais.


JÓIAS INDIANAS

Vejam que linda esta coleção de jóias da SIMEK :
http://www.miguelsimek.com.br/


A Índia figura entre os mais importantes centros de Joalheria do mundo. As jóias indianas carregam valores muito antigos de natureza étnica, religiosa e social.
Tanto desenhos quanto materiais têm um complexo caráter simbólico. As formas podem remeter a imagens da natureza, com significados às vezes óbvios, outros não.
As habilidades dos ourives, cravadores, lapidįrios, gravadores, esmaltadores são passadas entre gerações da mesma casta. A casta dos esmaltadores, os Sonar, encontrada em Jaipur, capital do Rajastão, é mal posicionada na escala social, apesar do trabalho minucioso e tão atrativo realizado por seus integrantes; parece-nos muito contraditório...
Os Bishnoi, parte de uma linhagem de defensores da natureza, vivem em Jodhpur, cidade do Rajastão. Esse grupo produz peças muito pesadas, em cobre e prata. Utilizam-se de figuras da natureza como fonte de expressão. São peixes que trazem fertilidade, dente de tigre que dá coragem e força, o círculo como representação do sol para dar energia.
Um fato importante é que a jóia indiana está fortemente ligada ao casamento, e existe uma grande necessidade de torná-la visível. Aliás, toda a Índia é regulada pelas regras do casamento e da religiso. Ao término do ato do casamento, o pai da noiva diz: "Agora eu lhe entrego esta menina adornada de ouro".

O dote é oficialmente ilegal nesse país, no entanto essa prática sobrevive, principalmente entre classes mais pobres. O único bem pertencente ą mulher são as jóias que ela recebe da família ao casar-se, a Stridana, do sânscrito stri (mulher) e dana (presentes). Se ela se divorciar vai levá-las consigo (e apenas isso!!). Ao enviuvar ela não poderão mais usá-las em seu corpo, mas poderão passá-las ás filhas.
O ouro é sempre o metal utilizado. Símbolo da deusa Lakshmi, esse metal é sinōnimo de pureza e abundāncia, por esse mesmo motivo é proibido seu uso nos pés.
Nos meses entre setembro e março podemos ver filas nas portas das Joalherias (desde as portinhas estreitas até sofisticados estabelecimentos), é a época dos casamentos, as famílias esperam por sua vez para selecionarem as mais belas jóias que vćo adornar a jovem noiva.
Algumas peças são indicadores da casta ou da religião.

As jóias de casamento na Índia têm o papel da aliança num casamento ocidental. A noiva se casa "carregada" de jóias, todas devem ser usadas nessa ocasião.As peças mais utilizadas são: o Nath (brinco de nariz), o Bor (adorno usado na testa), o Paizeb (tornozeleira com sininhos) e os populares anéis, nos pés somente em prata.
Uma peça tradicional é o Mangalsutram, que vem do sânscrito: Mangal (próspero, abençoado) e Sutram (cordão), é o cordão de casamento, só retirado em caso de morte do marido. Esse cordão é tecido com finas linhas de algodão tingidas de amarelo, são 108 pedaços de linha trançados (esse é um número de sorte para os indianos), um pingente é colocado no cordão para atrair ainda mais sorte.

O meu óculos OP-ART é notícia do FASHION RIO e BUSINESS- INVERNO 2009

UAU! Como é bom trabalhar com moda!!!!

Fiz questão de tirar as fotos com meu óculos VINTAGE, que participou do ROCK IN RIO I..... As pessoas se divertiram com este meu relato sobre os óculos Rock in RIO I, que inclusive foi fotografado para outros blogs, como o site da Glorinha Khalil, CHIC:


.


DIA TOTALMENTE FASHION no RIO

Após a PALESTRA INVERNO 2009, no meu escritório, em Copacabana, fomos para Marina da Glória, conferir as novidades da nova temporada. Negócios foram feitos (visita aos stands atacadistas do Fashion Business), assistimos desfiles, estivemos em lounges badalados, enfim foi uma maratona digna de um verdadeiro fashionista. As participantes do "Dia Totalmente Fashion" vieram de diferentes partes do Brasil : de Natal - Sheila (S.Design) e Eveline (Avohai); de São João de Nepomuceno - Vanea (Trezza); de Barretos - Patricia e Janice; do Rio de Janeiro - Sonia di Filippo, Renata (U2) e Leila (Extravaganzza).

A Janice Santos,sócia da Patrícia, da loja multimarcas SantaSanta, de Barretos, acabou de enviar este e-mail, comentando sobre o "Dia Totalmente fashion no Rio":
" Olá Mey, acabei de entrar no seu blog e ameiiiiiiiiiiiiiii.... muito obrigada pela atenção, ficamos muito felizes por te conhecer.
Fechamos otimos negocios na feira, foi muito proveitoso para nós, já deixe nosso lugar reservado para proxima coleção!!! "

Em junho, na próxima edição do Fashion Rio Verão 2009/10, estarei aguardando a sua presença, aqui no Rio de Janeiro, no evento:

"UM DIA TOTALMENTE FASHION no RIO"

A galera no final da tarde circulando pelas tendas dos desfiles

Tenda dos desfiles

Painel com os arcos da Lapa.
Hoje, estava uma delícia lá na Marina da Glória.


Encontrei tantos amigos fashionistas, ex-alunos que se tornaram profissionais de moda, clientes.........

Cenas do dia :
Renata Salles e Marcela Campos - estilistas da marca FILHAS DE GAIA - estarão no salão de negócios Prêt-à-Porter Paris daqui a 15 dias. Estas duas fofas foram minhas alunas na Escola de Moda Candido Mendes Ipanema.

A estilista GISELE BARBOSA, participante das minhas palestras de moda, expóe em Paris, vende para Tokyo e Austrália. No entanto, o Brasil deveria dar mais valor a esta talentosíssima criadora de moda.

Fotos de fashionistas queridos da Universidade de Moda Candido Mendes - Ipanema - desde ex-alunos, hoje, profissionais de moda a professores da universidade: Ayllen (minha irmã), Maria Regina Costa, Glaucia Centeno e Kuo Mei e a nossa querida Cecília Mendes, que acompanha e colabora com o nosso sucesso na universidade de moda Candido Mendes , desde o nosso início.

FASHION RIO E BUSINESS - INVERNO 2009 - dia 13/01

Hoje, 13/01, o verão chegou no Rio de Janeiro! Que calor fez no Fashion Rio e Business ! Não dava para acreditar! Em nenhum lugar do mundo há um local tão lindo para se fazer negócios como na baía de Guanabara, local do Fashion Rio e Businesss. ( Jacob Javitts Center- NYC, Parc des Expositions, Paris; Anhembi, São Paulo - todos estes locais de negócios perdem para o quesito beleza e simplicidade do Fashion Rio).
A junção de moda e natureza, enlouquece a nossa visão e diria, que até esquecemos de olhar as coleções. O dia estava maravilhoso, hoje!
Bom, houve mudança na localização das tendas dos desfiles e a área de convivência. Sinceramente, gostava mais como era antes.

Tirei algumas fotos do DIA TOTALMENTE FASHION e também do evento :
MEY LENG no lounge do CADERNO ELA, O GLOBO

O lounge do CADERNO ELA, O GLOBO, como é por dentro.

No desfile da FAVEN. participantes do DIA TOTAMENTE FASHION NO RIO.

Caleidoscópio cultural será o tema do FASHION RIO - INVERNO 2009

Os Arcos da Lapa foram escolhidos para dar o tom desta edição, que coloca o Rio como um caleidoscópio cultural. O bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, agrega variadas manifestações musicais sem ofuscar gêneros e artistas. No centro da cidade, onde fica a emblemática obra dos Arcos da Lapa, é o palco para o lirismo das letras do samba, os acordes do som do nordeste e a modernidade da música eletrônica, todos convivem em perfeita harmonia nos bares espalhados pelas ruas Mem de Sá, Riachuelo e Lavradio.

Há uma novidade nesta edição: uma megatenda de 7500 metros quadrados, virada para a baía de Guanabara, com direito à vista para o Pão de Açúcar, bondinho, Niterói, onde será revivida a antiga e animada área de convivência, dos tempos em que o Fashion Rio se realizava no MAM. Sendo assim, está garantido o agito de quem não tem convite para os salões de desfiles, o que não quer dizer que o acesso ao Fashion Rio seja livre, você precisa de um convite, que comprove o seu envolvimento com o evento ou com a moda: convites de lounges, lançamento de produtos, Fashion Business , etc.....

O mapa do Fashion Rio que acontecerá na Marina da Glória:
PARTICIPE DE UM DIA TOTALMENTE FASHION no RIO
Confira as fotos do evento: brunch fashion, os participantes do dia totalmente fashion lá no meu escritório e os fashionistas circulando pelo Fashion Rio e Fashion Business.




PARTICIPE de UM DIA TOTALMENTE FASHION no RIO - INVERNO 2009

UM DIA TOTALMENTE FASHION BUSINESS
DIAS - 13/01 (TERÇA) OU 14/01 (QUARTA) OU 15/01 (QUINTA)

PROGRAMAÇÃO:
9:30 hs – Brunch Fashion , no consultório de Moda - Mey Leng, em Copacabana
10:00 hs - Palestra Vitrines INVERNO 2009 - TOKYO - BARCELONA - LONDRES - PARIS - NOVA YORK. Calendário de trabalho, Cores, Tecidos e Estampas e Temas

13:00 hs – 14:30 hs - Almoço ( o almoço é livre )

15:00 hs - Saída do grupo, em carro PRIVATIVO com “ chofer fashion”, em direção a Marina da Glória
15:30 – Chegada na Marina da Glória , aonde serão fornecidos ingressos para o FASHION BUSINESS - TEMPO LIVRE
19:00 – Ponto de encontro será designado para o retorno do grupo a Copacabana

O pacote UM DIA TOTALMENTE FASHION inclui os seguintes itens :
-> palestra sobre as vitrines de INVERNO 2009 - TOKYO - BARCELONA - LONDRES - PARIS - NOVA YORK -
-> CD com todas as imagens da palestra
-> traslado de carro com chofer privativo, Copacabana / FASHION BUSINESS - MARINA DA GLÓRIA / Copacabana
-> Convites para o FASHION BUSINESS **

O pacote é limitado para 7 FASHIONISTAS por dia.
Valor do investimento : R$ 250,00

INFORMAÇÕES: Telefone: 21 – 2513 0486 - horário comercial E-mail :
meyleng@uol.com.br
>

FASHION BUSINESS - INVERNO 2009 - FASHION RIO

O Fashion Business Rio, que acontece paralelo aos desfiles do Fashion Rio Inverno 2009 –– é um evento que integra estilo e negócios, proporcionando o encontro entre grifes e as principais lojas multimarcas do país e do exterior. O Fashion Business atua sobre diversos segmentos, como moda feminina, masculina, casual, street wear, festa, praia, lingerie e acessórios, fazendo do evento a mais completa oportunidade para bons negócios.
O Fashion Business foi montado numa tenda, na Marina da Glória e próximo a esta área há telões para acompanhar ao VIVO, os desfiles das tendas do FASHION RIO.
Seguindo um formato internacional apresentado nas principais feiras de tendências do mundo, o Fashion Business traz grifes nacionais expositoras negociando e vendendo seus produtos para compradores de todo o país e de fora do Brasil.


E já que 2009 é o ano da França no Brasil, outra novidade é a presença do Salão Prêt-a-Porter Paris no evento. Grifes francesas mostrarão suas criações aos brasileiros. Em 2008, marcas daqui fizeram o mesmo lá.

O sucesso dos desfiles na tenda do Fashion Business, na sala multiuso, fez o espaço crescer de 200 para 300 lugares .Participam do Fashion Business: 55 grifes, 11 marcas de acessórios, 12 novos estilistas, além de pólos de moda. A expectativa é de que 200 compradores de todas as regiões visitem o salão de negócios. Destaque para o retorno da Redley e das estréias da Salinas e Lenny.

Entre os participantes da bolsa de negócios :
GRIFES que terão show-room de ATACADO
ÁGATHA - AGILITÀ - ANGELA BECHARA
APOENA BEBESH BONNIE BOTSWANA
CARLOS TUFVESON CAVENDISH CHEMISERIE CHOLET
CLAUDIA SIMÕES CLUBE DE ESTILO COSH
COVEN DATS KAT DRESS TO
DRUBZ EMPÓRIO ANNA EQUATORE
ESPAÇO FASHION FAVEN FH
FOXTON GOSSIP JOLIE JOLIE
LENNY L'ETAGE LITT' LIX
LUCIDEZ MADREPEROLA MARA MAC
OH, BOY! PARRESH PEDRO MOTTA
PITTONN POZIL PURAMANIA
REDLEY SACADA SALINAS
SKUNK SQUADRO STA. EPHIGÊNIA
TESSUTI TOTEM TRETTIORE
TUSSAH VICTOR DZENK VIVAZ
VULGO W WALTER RODRIGUES WÖLLNER

ACESSÓRIOS
CLAUDIA MOURÃO COUTHE CRIADORES BRASIL
DONNA SINHORELLI FRANCESCA ROMANA DIANA
GLORINHA PARANAGUÁ LUISA HERCULANO MARGOT
MIRIAM KIMELBLAT NEW ORDER ROSANA BERNARDES

PÓLOS RIO DE JANEIRO MODA CALÇADOS E ACESSÓRIOS
MODA CAMPOS
MODA CARIOCA - SÃO CRISTÓVÃO
MODA JÓIA CARIOCA
MODA NITERÓI
MODA NOVA FRIBURGO
MODA PETRÓPOLIS
MODA PRAIA CABO FRIO
MODA SÃO GONÇALO
MODA SUL FLUMINENSE
MODA TÊXTIL

PÓLOS NACIONAIS
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
MODA GOIÁS
MODA MINAS GERAIS
MODA PARÁ
MODA PARANÁ
MODA RIO GRANDE DO NORTE
ROSA PELA VIDA (COMBATE AO CÂNCER DE MAMA)

NOVOS CRIADORES
ALESSA ANA COSTA
ANI ANIK BINHO
DOBRA FILHAS DE GAIA
GISELE BARBOSA HOMEM DE BARRO
KOOLTURE LUCIANA GALEÃO
MELK ZDA
RAPHAEL ROCHA