Já estou de volta na vitrine da BARNEYS - NYC !!! Palestras Inverno 2009

Hello! Estou de volta AO FRONT.Esta foi uma viagem curta e de confirmação de inverno . Muitas tendências do outono já não eram mais vistas nos estoques. Fiz uma pesquisa interessante de Pré-Primavera 2009/10 nas gandes grifes e no Meatpacking District (leia o post abaixo). Eu vou postar alguns vídeos de NYC no blog, ao longo da semana. As vitrines da badaladérrima e chic, loja de departamentos, Barneys buscam inspiração na cultura pop. E foi lá que gravei este vídeo para vocês. Confiram e atenção fahionistas, please, não liguem para as videocassetadas, pois ainda não sou uma expert de vídeos, como sou de fotos, mas vou melhorar...

CRONOGRAMA DAS PALESTRAS ROUPAS FEMININAS


TERÇA = 14:00 hs às 17:00 hs - Dia : 16/12

QUINTA = 14:00 hs às 17:00 hs - Dia : 11/12

Consegui comprar Comme des Garçons na H&M, em NYC.

Pensei que não ia sobrar nada para eu comprar da linha exclusiva da Comme des Garçons para H&M, mas com a crise em NYC, ainda havia estoque de produtos.. Comprei um cardigan com pois, que já está pendurado na arara do meu escritório. Até a bolsa da H&M tinha a chamada para a parceria Comme des Garçons + H&M. Observem as fotos, que tirei na loja!

No verão 2009/10 a H&M fará parceria com o estilista britânico Matthew Williamson, que prepara uma coleção exclusiva de moda feminina e masculina .Curiosamente é a primeira vez que lançará uma coleção masculina .Segundo o estilista, H&M introduziu um novo fenômeno na moda, o conceito pioneiro de colaborar com criadores de renome para criar microcoleções únicas de edição limitada, e expressou sua satisfação pelo fato de que suas criações vão ser acessíveis ao grande público e possam ser desfrutadas por gente de todo o mundo.A data de apresentação será no dia 23 de abril em algumas lojas selecionadas.

FASHION MARKET DE NATAL - RIO DE JANEIRO


Neste fim de semana, 6 e 7 de Dezembro, não perca o Fashion Market! Aproveite a programação, com sessão de cinema, workshops, palestras e shows e garanta presentes exclusivos para o Natal. A entrada é gratuita!

Local: IAB
Endereço: Rua do Pinheiro,10 - Flamengo - RJ
(esquina com a Rua Dois de Dezembro, ao lado do Oi Futuro/Museu do Telefone). Mapa
Data: 6 e 7 de Dezembro
Horário: 14 às 22h

Natal e Moda 2

Essa é a campanha televisiva H&M Holiday 2008 com Lisa Cant, Ai Tominaga e Jeremy Dufour.

MATTHEW WILLIAMSON ABRIRÁ LOJA NO MEATPACKING DISTRICT NA PRIMAVERA 2009 .



Eu estava no final dos anos 90, quando visitei o Meatpacking, em NYC, pela primeira vez. Eu, também, me lembro, que era bem cedo, tipo 10 horas, quando cheguei ao Meatpacking e não tinha ninguém na rua, só via os depósitos e carne andando nas costas de açougueiros. Carne? Sim, o nome Meatpacking é consequência da área ter sido dedicada para açougues ( por isto lá tem ótimas carnes para comer). Como eu cheguei até lá? Uma outra estória - ganhei uma cortesia de um site desconhecido na época , hoje, o badalado WGSN, que distribuia cartões em uma feira de tecidos , que participei, no Jacobs Javitt Center, em Manhattan. O WGSN já cantava a bola, que o Meatpacking seria o point de NYC, em breve. Mas, como tinha lido no WGSN, que a Madonna fazia compras lá, numa loja chamada Jeffreys, eu continuei andando em direção ao rio e bem perto da margem do rio, achei um templo de consumo de grifes - a Jeffreys. Bom, pela primeira vez, também vi, uma pessoa fotografando com máquina digital, lá no Meatpacking. Aí, pensei, quando vi aquela máquina super "moderna" - acho que estou no lugar certo!!!!
Eu achei tudo o maior barato, neste dia, já que sempre imaginei que em Nova York tudo deveria ser diferente e nada mais diferente do que almoçar, naquele dia no Pastis, aonde todos os táxis paravam. Como fui parar lá? Sempre fui curiosa e segui a galera, que entrava no badalado restaurante Pastis.
C´est la vie!!! O tempo passou e o Meatpacking mudou, hoje é um "point" fashion mundial, tipo aquele papo de fashionista, que adora misturar o "trash" ( açougues, S&M) com o "cool" ( griffes).. Foram-se os clubes S&M, as ruas ficaram limpinhas e de repente tudo ficou tão caro e careta quanto uma Oscar Freire da vida. E de fato, hoje, além de ser o local dos badalados restaurantes como o Pastis , há as boutiques de: Stella McCartney, Alexander McQueen, Diane Von Furstenberg, Scoops, Jeffreys, Carlos Mièle e a loja da Apple ou boate de patricinhas. E uma novidade para vocês - Matthew Williamson, estilista inglês, abrirá nova loja, ao lado da Stella McCartney, para a primavera 2009/10.

Vitrine BLOOMINGDALE´S NEW YORK CITY

Eu tenho um saudosismo com a loja de departamentos - Bloomingdale´s e vou contar o motivo: quando eu era estilista/ compradora e depois superintendente de compras da Mesbla, eu pesquisava muito nesta loja. Era o máximo, nos anos 80, em termos de loja de departamento no mundo! Aprendi muito e sonhei muito com o Bloomingdale´s, cheguei, inclusive, a visitar o departamento de compras e lá conversei com os compradores.
Desta vez, as vitrines estavam todas preparadas para o encanto de um Natal tradicional: Papai Noel, trenós, renas e canções natalinas. A frente da loja havia um palco, aonde teve, neste dia, o show de Natal do Tony Benett ( uau!!! das antigas ele, tipo um Frank Sinatra).

Vejam em um dos vídeos o meu kitsch fone de ouvido pink. tive que comprar um... o frioooooo tava de enlouquecer miolos e ouvidos!Inclusive, eu procurando a neve, que sumiu de uma hora para outra.

Cartier 5th Avenue: Embrulhada para presente


Vou começar a colocar a partir de hoje as vitrines e decorações de Natal que estão se espalhando por toda NYC!!! Não existe clima de Natal tão gostoso quanto desta cidade e com aquele friiiiiiioooo ( 3 graus) e todas essas decorações lindas!
Vocês sabem que estou no clima do Natal , desde antes da viagem ( observem o site www.meyleng.com);
No primeiro dia de viagem, andando , pela 5th Avenue, eu vi a Cartier assim: embrulhada para presentes! Olha que lindo!


BERGDOF GOODMAN e vitrines da 5 th Avenue

Natal na 5th Avenue

As Vitrines da Bergdorf Goodman, uma das melhores lojas de departamentos da cidade e está sempre com vitrines super criativas!!!. Vejam a minha foto, ao lado das ruas da Bergdof Goodman, que fica numa das esquinas mais lindas de NYC (57th St. e 5th Avenue) O conceito das vitines, este ano, é o tempo e as quatro estações.

BARNEYS e os 50 anos do símbolo da PAZ e AMOR para o Natal !




A Barneys New York, loja de departamentos ícone da Madison avenue, abriu sua vitrine no dia que eu estava lá ( confiram o vídeo, 15/11/08) - " Um pedido da paz para o Natal. "
A loja recrutou um time de estilistas novaiorquinos para colaborar nos displays da vitine, que comemora os 50 anos do símbolo de "Paz e Amor" . Alexander Wang, Diane Von Furstenberg, Proenza Shouler e Narcizo rodrigues criaram roupas inspiradas pelo símbolo da Paz ou que tinham o símbolo aplicado nelas. Também, fazia parte do projeto a doação de 5% das vendas deste dia, que iniciava a grande queima de 50% dos estoques da loja. ( pela Paz !!!)

alto inverno 2009 - NEW YORK




O blog ficará sem postagens esta semana, pois eu embarco para New York para analisar o Alto Inverno 2009 e a Pré-Primavera 2009/10. Está muito frio lá e com possibilidade de neve !!!Retorno com novas palestras e com 1000 + 1 novidades para os fashionistas de plantão, semana que vem.

CRONOGRAMA DAS PALESTRAS ROUPAS FEMININAS


TERÇAS = 14:00 hs às 17:00 hs - Dias : 02/12 ou 16/12

QUINTAS = 14:00 hs às 17:00 hs - Dias : 27/11 ou 11/12

Faltam 8 dias para o Natal. Que tal conhecer a DORMEBRINCA ?


Quando a garotada é pequena, ela sonha durante o dia e a noite sempre brincando. Passe no shopping downtown e conheça a linha de produtos. em viscolycra , de fantasias fofíssimas para as crianças se divertirem: Branca-de-neve, Homem-Aranha, Fada Sininho, Cinderela, Princesa Aurora, entre outros. Além disso, há os roupões de natação Branca-de-Neve e Princesas. Presentes imperdíveis para o Natal.
Shopping Downtown - Av. Das Américas 500 , Bloco 16, loja 108. tel: 21-31547193.

A MATRIOSHKA É UMA CELEBRIDADE FASHION.

A Vogue Rússia estará comemorando, no dia 20 de novembro, 10 anos de edição e para celebrar esta data homenageou 31 estilistas, que aparecerão na boneca folclórica - MATRIOSHKA, também conhecida como Babushka.
Cada boneca é única e serão vendidas no jantar de gala de comemoração, que destinará esta venda a doação. As matrioshkas receberam um novo armário com peças de Marc Jacobs, Oscar de la Renta, Gucci, Ralph Lauren, Matthew Williamson, Stella McCartney, Roberto Cavalli e Christopher Bailey, dentre outros.

Deu a louca no mundo fashion ! Chamam isto de recessão??? Comme des Garçons para H&M na Europa e EUA !


Ontem , dia 13, foi um grande dia para os fashionistas de plantão, pois chegou às lojas da H&M a coleção exclusiva da Comme des Garcons. As filas de horas, antes da abertura das portas das lojas, eram quilômétricas. A multidão ficou enlouquecida, quando as lojas da H&M, ontem, abriram.
Fiquei chocada com os depoimentos dos consumidores no vídeo de New York, que ironicamente respondiam ao interlocutor, quando questionados sobre a recessão: " recessão? nem estamos pensando nisto... ".
Então se você estiver pelas bandas onde tenha alguma Hennes & Mauritz, corra!No entanto, eu acho que não sobrou nada !

A mais famosa loja de departamentos do mundo faz 150 anos - MACY´S.

A Macy's, talvez a loja de departamento mais conhecida do mundo, está fazendo 150 anos. E o comercial de celebração, assinado pela JWT, deixa bem claro o tipo de relação que o americano tem com a marca: admiração, proximidade, culto. A marca faz parte da cultura popular. Estão no comercial, de um minuto, trechos de programas e filmes americanos em que a Macy's é mencionada. De Lucille Ball a Jerry Seinfeld, uma compilação muito interessante de como uma marca de varejo se insere no imaginário de uma nação. Eu vou conferir toda esta festa ao vivo e a cores, semana que vem, em New York e na volta conto tudo para vocês.

.

Panorama do Consumo no Brasil - 2008 - palestra


Palestra 27 de novembro - Objetivos e conteúdo
Com base em dados do IBGE, análises do IPEA e pesquisas de diferentes institutos e empresas, Luiz Alberto Marinho faz um resumo do comportamento do consumo e do desempenho do varejo no Brasil em 2008. Entre outros assuntos, essa apresentação abordará:
- A ascensão da nova classe média, a corrida dos consumidores para adquirir bens duráveis, a gangorra dos produtos de alto preço nos supermercados, a consagração dos celulares e a expansão do conceito de moda para uma ampla variedade de segmentos. - Os sonhos e contradições dos jovens brasileiros, os mitos sobre os consumidores maduros, a atordoante realidade das crianças multitarefa, a busca pela nova identidade masculina, o amadurecimento da liderança feminina, o paradoxo do marketing verde, o consumo de mídia no país, o cenário cultural.
- A hora e a vez do Fast Fashion, o rápido declínio dos DVDs e CDs, a concorrência dos hipermercados, a realidade da internet brasileira e a evolução do e-commerce no país, o boom da alimentação fora do lar, a sedução dos eletrônicos, a transformação das livrarias, a valorização da conveniência, o novo salto do luxo.
- O que esperar de 2009? Os efeitos da crise econômica ainda não estão sendo sentidos pelos brasileiros mas o medo da crise, amplificado pelas notícias alarmistas da mídia, pode afetar o consumidor. Como eles se preparam para enfrentar o problema? Que despesas cortariam primeiro?

Data: 27 de novembro (quinta-feira) Valor: R$ 244,00 para pagamento até 21/11. Após essa data, R$ 294,00.Horário: 9h às 13h. Local: Casa do Saber- Av. Epitacio Pessoa, 1.164, Lagoa (entre as Ruas Garcia D'Ávila e Maria Quitéria)



Essa semana, em Milão, um dos centros da moda mundial, há a estréia de “Rock'n'Music Planet”, mostra que expõe as lembranças da música de 1954 até hoje.
Foi criada uma super estrutura no coração da cidade, na Piazza Duomo, para comportar a coleção privada Red Ronnie que contam a história da música através de instrumentos musicais, autógrafos, posters, objetos, fotos, revistas da época, entrevistas de vídeo, roupas...diversos documentos que passam do Rock’n'Roll, Beatles, Rolling Stones, Peace & Love e Woodstock, Jimi Hendrix e John Lennon, Jazz, Punk, Live Aid, anos 70, 80, 90.
Os pontos fortes da coleção são as guitarras de Jimi Hendrix, George Harrison e Kurt Cobain, os textos de Jim Morrison e a gaita de Bob Dylan.Testemunhas de uma viagem que dura por quase meio século, onde a história da música se liga indiscutivelmente as diversas modas e idéias provenientes dos EUA e depois difundidas no resto do mundo.O percurso da mostra é feito em meio as cores de junkebox e das obras luminosas de Marco Lodola,artista neofuturista contemporâneo. O publico também pode se deliciar no Palnet Store onde é possível comprar CD, livros, posters e ingressos para os concertos.

Aberto todos os dias das 10hs as 22hs
Ingresso: 5€
Endereço: Piazza Duomo, Milão.

Natal e Moda

Já comentei no post anterior, que já estou pensando no NATAL. Em breve, o site MEY LENG também vai ganhar um espírito natalino. Fiquem de olho no site ....
Confiram uma vitrine de Natal da UNIQLO, uma rede global de moda japonesa, conhecida ´por roupas básicas e coloridas com bom preço.

Crazy Frog - Xmas 2008

Já estou entrando no clima de Natal ? E vocês ????

CRISE EM TOKYO? AONDE ? COMME DES GARÇONS NA H&M


Sábado, dia 8, começou e terminou em minutos, a coleção da Comme des Garçons para H&M, em Harajuku,Tokyo. A fila era quilométrica e teve gente que esperou três dias debaixo da chuva para comprar uma das peças de Rei Kawakubo. Abaixo, a "estréia" no Japão, o making off da Campanha, os comentários de Margareth Van der Bosh... Será que ainda verei alguma peça, em Nova York, semana que vem?

Show de Caetano abre o Rio Summer


Idealizado pelo publicitário Nizan Guanaes, o Rio Summer 2008 começou, nesta quarta-feira (5) e vai até o dia 8, com investimentos iniciais de R$ 10 milhões. Caetano Veloso abriu o evento, na piscina do Hotel Fasano, em Ipanema.
Ocupando pontos estratégicos da cidade, o Rio Summer terá, no Forte de Copacabana, desfiles das 17 marcas, interpretando em suas coleções de moda praia e verão o lifestyle carioca, com capacidade de influenciar a indústria no mundo. Os desfiles acontecerão em duas tendas com capacidade para 400 e 300 pessoas, respectivamente, assim como um espaço especial para as marcas que planejam apresentar suas coleções de forma não convencional. Fechado para o evento, o Hotel Fasano também será um verdadeiro quartel-general para cerca de 100 convidados internacionais - entre os quais alguns dos maiores compradores de moda do mundo e editores das principais publicações internacionais dedicadas ao segmento.

LEGO FASHION


JCDC VS LEGO from Four H on Vimeo.
Não dá pra perder a brincadeira de Jean-Charles de Castelbajac com Lego! Olhos abertos a cada detalhe e vejam como Kanye West e Anna Wintour versão Lego estão divertidíssimos!
Chan Mey Leng
Rio de Janeiro 6 de novembro de 2008.

NOVEMBRO - PALESTRAS INVERNO 2009 - VITRINES TOKYO, LONDRES, BARCELONA e PARIS.


CRONOGRAMA DAS PALESTRAS
ROUPAS FEMININAS

TERÇAS = 14:00 hs às 17:00 hs - Dias : 11/11
QUINTAS = 14:00 hs às 17:00 hs- Dias:13/11 ou 27/11

BIJUTERIAS / CINTOS / BOLSAS /CALÇADOS
SEXTA-FEIRA ( ACESSÓRIOS) = 14:00 hs às 17:00 hs - Dia : 14/11

INFORMAÇÕES: Telefone: 21 – 2513 0486

MINHAS RECORDAÇÕES DO INVERNO 2009 EM TOKYO

PAPIERS DE LA MODE

O Museu de Arte Brasileira da FAAP realiza, a partir de 12 de outubro, a exposição Papiers à la Mode, de Isabelle de Borchgrave e Rita Brown, que reúne trajes e acessórios (sapatos, chapéus, bolsas e xales) feitos exclusivamente em papel, em tamanho natural.
Idealizada em 1994 pela artista belga Isabelle de Borchgrave, em parceria com a designer canadense de figurinos para ópera, Rita Brown, a mostra é uma história da moda dos últimos 400 anos. Conhecedora de diversos procedimentos técnicos a artista consegue transformar planos em volumes e folhas de papel em vestidos. Além disso, é conhecedora de têxteis e por meio de recursos que vão da tintura à colagem, consegue dar ao papel as várias texturas e as consistências que os caprichos da moda requerem.
Isabelle de Borchgrave estudou na Academia Real de Belas Artes e no Centro de Artes Decorativas de Bruxelas. Há trinta anos dedica-se às artes, com especial predileção pelo papel. Sua dedicação ao material e sua experiência, transformaram-na em autoridade no assunto.
Atualmente, vive e trabalha em Bruxelas, onde tem um ateliê de design dedicado a projetos em papel.
Os modelos foram expostos pela primeira vez, em 1998, no Museu da Impressão sobre Tecido em Mulhouse, na França, sob o título de Papiers à la Mode. Desde então, a exposição vem correndo o mundo. Esteve em exibição no Museu Belas Artes de Boston (1999), no Instituto de Tecnologia da Moda, Nova York, no Hôtel Braquenié, Paris (2000), no Museu Victoria e Albert, Londres (2001), no Museu Real Ontário, Toronto (2002), em diversos museus japoneses (2002), no Museu Nacional de Moda, Antuérpia (2004), no Museu Saberk Hanim, Istambul (2005) e em Luxemburgo (2006).
De 12 de Outubro a 14 de Dezembro de 2008 de 3ª a 6ª feira, das 10h00 às 20h00.

Sábados, Domingos e Feriados, das 13h00 às 17h00.
Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP Rua Alagoas, 903 – Higienópolis 01242-902 São Paulo Tel: 55 11 3662-7198
Chan Mey Leng
Rio de Janeiro, 2 de novembro de 2008.

JEFF KOONS em VERSAILLES.

Para os antenados de plantão que estão com viagem marcada para Paris, não deixem de visitar a exposição de Jeff Koons no Palácio de Versailles. É uma mistura de pop-kitsch num mix super curioso de história e de arquitetura e decoração.
Os trabalhos de KOONS possuem diversas características com as questões de
arte pós-moderna:
a autoria - ele não põe as mãos nos trabalhos, ele possui uma equipe encarregada do serviço;
a metalinguagem - ele usa da arte para falar da própria arte, principalmente quando entra na questão dos valores estéticos da cultura de massa.
inspiração no cotidiano - ele busca elementos do cotidiano das pessoas para questioná-los e discuti-los.
participação do público. - alguns de seus trabalhos só se formam com a presença do observador, chegando, ás vezes, a ser o próprio observador.
espaços não convencionais - alguns de seus trabalhos foram realizados dentro da mídia,
mistura de personagem e artista - nos trabalhos ditos "pornográficos" ele era o artista que era o próprio personagem da obra.
novos critérios e valores de qualidade - questiona os paradigmas, os dogmas e os valores impostos pelo mercado de arte, através de uma sutil ironia (em relação aos padrões de beleza) presentes em seus trabalhos.
Livia Velludo e Chan Mey Leng
Rio de Janeiro 2 de novembro de 2008

GILLES LIPOVETSKY


“Quem compra luxo não entra em crise”, afirma Gilles Lipovetsky
Gilles Lipovetsky, sociólogo respeitado no mundinho fashion – e fora também! – passou a última semana em Madri onde fez palestra sobre Moda e Luxo na Era Hiper-Moderna, no I Congresso Internacional de Moda.
Duas questões em pauta: a tal crise econômica que não deixa investidores dormirem bem há quase um mês e o tão falado sexo na moda. Confira abaixo o que o autor de Império do Efêmero e Luxo Eterno pensa sobre os assuntos:
A crise econômica mundial vai afetar o mercado de luxo?
Assim como na década de 90, o setor não será afetado, já que quem compra luxo não entra em crise. A classe média, que uma vez ou outra compra produtos mais caros, buscará alternativas mais em conta porque não querem deixar de comprar. Já a classe alta vai manter esse desejo sempre. Esse grupo é fiel às marcas e não sofre os efeitos da crise.
Qual é a influência do sexo na moda? O sexo é um novo tipo de luxo? (Nota: o corpo muito à mostra e as peças coladas ao corpo, puseram o sexo em evidência nos desfiles para o verão 09. A Prada, principalmente, dividiu fashionistas. Se de um lado a barriga de fora e os tecidos amassados, que passam uma idéia de “pegação”, foram considerados sexy; do outro, causou desconforto – o Style.com nem colocou a marca italiana no top 10 de melhores desfiles da temporada).
O sexo é algo provocativo. É uma contradição no mundo da moda porque sexo significa brincadeira, ironia, corpo nu - e um corpo nu não pode ser moda. Algo que é sexy está ligado diretamente com a juventude, é criativo, próximo. Enquanto que o sexo se refere a algo que é barato. Os produtos de luxo são clássicos e finos, não têm nada a ver com sexo e também não possuem um apelo sexy. Essas características não são boas para as marcas de luxo.
Ao final da entrevista, Gilles contou que é fã do Brasil e todos os anos desembarca por aqui. Durante a palestra, o sociólogo até citou o Brasil: “os produtos de luxo são desejados desde a classe mais alta até as pessoas que vivem nas favelas brasileiras”.Livia Velludo
Rio de Janeiro, 1 de novembro de 2008.